O calendário do CT (Championship Tour) divulgado pela World Surf League para 2026 contém algumas mudanças importantes, inclusive no formato do mundial.
Para a felicidade de muitos, a WSL anuncia o fim do Finals 5, onde em um dia os 5 melhores surfistas do ranking disputavam o título mundial, sendo a final em um melhor de três. Sendo assim, o formato volta a ser como era antes, de pontos corridos, e ao final do ano será coroado com o título mundial o surfista que conseguir ser mais constante durante o ano ao longo de todas as etapas.
A temporada terá 12 etapas, sendo 9 disputadas por todos os surfistas do ranking (36 homens e 24 mulheres), e a partir do 10º evento haverá o corte e apenas 24 homens e 16 mulheres continuarão na disputa pelo título mundial. Assim, o 12º evento acontecerá em Pipeline, onde o circuito finaliza a temporada e os surfistas que não sobreviverem ao corte poderão participar também. Porém, vale ressaltar que para o corte serão considerados apenas os 7 melhores resultados dos competidores, descartando assim suas piores colocações e deixando a disputa mais acirrada.
Na temporada regular (nove primeiras etapas), os melhores colocados nos rankings masculino e feminino (28 homens e 8 mulheres) não irão participar da primeira rodada de cada etapa, começando a surfar apenas na segunda, enfrentando os vencedores das baterias da fase anterior. Já na pós-temporada (10º e 11º eventos), somente os oito melhores do ranking masculino poderão entrar na segunda rodada, enquanto na feminina, todas as surfistas entrarão na água desde o início das etapas. Para Pipeline, como mais surfistas podem entrar na disputa novamente, quanto melhor ranqueado o surfista estiver, mais tarde ele entra na disputa.
Calendário completo WSL CT 2026:
- Etapa 1 – Bells Beach, Austrália – de 1 a 11 de abril
- Etapa 2 – Margaret River, Austrália – de 17 a 27 de abril
- Etapa 3 – Snapper Rocks, Austrália – de 2 a 12 de maio
- Etapa 4 – Punta Roca, El Salvador – de 28 de maio a 7 de junho
- Etapa 5 – Saquarema, Brasil – de 12 a 20 de junho
- Etapa 6 – Jeffreys Bay, África do Sul – de 10 a 20 de julho
- Etapa 7 – Teahupoo, Taiti – de 8 a 18 de agosto
- Etapa 8 – Cloudbreak, Fiji – de 25 de agosto a 4 de setembro
- Etapa 9 – Lower Trestles, EUA – de 11 a 20 de setembro
______________________________________________ Corte da temporada regular
- Etapa 10 – Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos – de 14 a 18 de outubro
- Etapa 11 – Peniche, Portugal – de 22 de outubro a 1 de novembro;
______________________________________________ Fim da pós-temporada
- Etapa 12 – Pipeline, Havaí – de 8 a 20 de dezembro
Fique ligado no blog da Keahi para ficar por dentro das próximas novidades!
Além disso, nos siga nas redes sociais e nos acompanhe!
